5 Dicas para Desenvolver a Autoestima

A autoestima é um sentimento fundamental para o bem-estar e qualidade de vida.

1.Busque o autoconhecimento.

Se observe mais, descreva como vê o mundo, como se enxerga. Exercite a auto-observação diariamente. O autoconhecimento é um processo e não tem fim. Se tiver dificuldades ou não souber como fazer não hesite em procurar uma Psicóloga. É papel do profissional de auxiliar nesse processo. O autoconhecimento e a autoestima estão diretamente relacionados. Para você se sentir bem consigo mesma, é preciso se conhecer. Se pergunte: “Qual o meu propósito?”; “O que eu gosto de fazer?”; “Quem é importante para mim?”; “Quais são os meus valores?”; “Onde eu quero chegar?”; “O que me dá prazer?”; “O que eu não gosto de fazer, mas sou obrigada?” etc.

2.Sempre se compare com você mesmo.

Traga questões como: “Como eu estava há um ano atrás?”; “O que eu aprendi no último mês”; “Como eu era há 5 anos e como eu sou hoje?”; “Quais desafios eu superei?”; “Qual foi a minha última conquista”. É incorreto e injusto se comparar com os outros, pois você não sabe a história de vida do outro, como ele se desenvolveu para chegar até onde chegou. Cada um tem as suas dificuldades na vida, não diminua e nem super valorize os problemas e as conquistas dos outros. A grama do vizinho não é mais verde e nem o problema do vizinho é maior que o seu. Aprenda se observando. Olhe o quanto amadureceu, mudou de atitudes e o quanto faz coisas que antes não fazia.

3.Reconheça, valorize, comemore todas as suas conquistas.

É muito importante que você esteja sempre atento para si mesmo, reconheça desde pequenos desafios a grandes mudanças. Só você sabe o quanto precisou investir para chegar aonde chegou. Olhe para cada mínimo passo dado em direção ao seu objetivo. “Mais importante que a velocidade é a direção da sua mudança”.

4.Fique próximo de pessoas que te valorizam, elogiam e reconhecem o que você é e faz.

Existem pessoas extremamente críticas, negativas, amargas e inseguras. Algumas delas precisam diminuir o outro para se sentir minimamente bem. Afaste-se dessas pessoas, elas irão apontar apenas para os seus déficits, sem olhar para nada de bom que você fez. Para desenvolver a sua autoestima, se aproxime de quem valoriza você. Pode ser alguns amigos, familiares, colegas de trabalho. Esteja com quem é positivo e te puxa pra cima. Busque quem te faz crescer e se desenvolver.

5.Faça coisas que você gosta.

Desde hobbies, estudos, esportes, lazer e até a trabalhar no que se identifica. Quando se faz com prazer, dá a sensação de bem estar e realização. Muitas vezes, na correria do dia a dia, as pessoas deixam de fazer o que gosta e têm a sua rotina dominada por obrigações e desprazeres. Para você se sentir bem e melhorar a sua autoestima, se organize e arrume um tempo para na sua rotina para fazer o que te dá prazer. Pode ser atividades como esportes, passeios, estar com amigos, ver filmes, fazer uma atividade manual, entre outras. Aproveite, a vida é única e precisa ser vivida.

Veja também: 10 dicas par desenvolver a autoconfiança.

Escrito por Psicóloga Camila Reis (CRP 06/112110) em 03/05/2016.