Habilidades Sociais

bafadadbe810eba6c2d754437f3164caNos dias atuais, percebe-se cada vez mais a importância da comunicação e do bom relacionamento. Desde criança esses padrões são exigidos. A exemplo, quando em um grupo de crianças brincando uma não quer dividir o brinquedo com a outra e grita, berra ou chora. Geralmente esses comportamentos são recriminados e mal visto pelos outros.

Na escola, os mais comunicativos são os destaques, os “populares”. No trabalho são geralmente os bem quistos e promovidos mais rapidamente. Além disso, são pessoas que geralmente sabem se relacionar afetivamente sem muitas dificuldade.

Por que é importante desenvolver habilidades sociais?

Crianças agressivas levam queixas da escola. Adultos agressivos e autoritários são criticados em ambientes de trabalho e podem ter relacionamentos deficitários com a família. Pessoas com dificuldade em dizer “não” acabam sempre fazendo coisas ao seu contragosto e vivendo para os outros. Pessoas que não se comunicam podem perder oportunidade. São diversos os exemplos que podem ser dados. Você pode se perguntar por que é tão importante desenvolver estas habilidades sociais? O que a sociedade espera das pessoas? O que se ganha com estas habilidades desenvolvidas?

O senso comum costuma acreditar que a habilidade de se comunicar é um dom. Esquecem que “a prática leva a perfeição” e esse ditado popular também pode ser usado para o treino de habilidades sociais. Todos os seres humanos são passíveis de mudanças. Através da plasticidade neural, novos comportamentos são aprendidos, nos possibilitando adaptar-se e modificar-se constantemente. Nesse sentido, todos nós podemos aprender a nos comunicar de forma mais efetiva, aprender a enfrentar situações estressantes. Sob pressão, podemos aprender a lidar com os próprios erros e acertos e os dos outros. Trabalhar em equipe, desenvolver empatia (capacidade de se colocar no lugar do outro), desenvolver paciência podem ser treinados. Como também, aprender a dar feedbacks adequados e trabalhar a assertividade e o autocontrole.

Como desenvolver habilidades sociais?

A Psicoterapia Comportamental se interessa e realiza pesquisas no qual tem desenvolvido práticas direcionadas ao desenvolvimento e aperfeiçoamento de habilidades sociais em todas as fases da vida (crianças, jovens, adultos e idosos). Primeiramente o profissional deve proporcionar o desenvolvimento do autoconhecimento do individuo, ou seja, analisar com o cliente/paciente quais as variáveis que influenciam e controlam os seus comportamentos e a forma que tem se comunicado.

A partir do momento em que se tem o conhecimento desse ambiente, o psicólogo junto com o cliente buscará novas formas de se expressar. Caso tenha sido notado que o grande problema é um déficit na comunicação, por exemplo, as habilidades serão trabalhadas durante as sessões.  Além disso, todo trabalho realizado em sessão tem o objetivo que o cliente generalize para o seu ambiente do dia a dia: casa, trabalho, escola/faculdade, etc.

Dessa forma, a Psicologia tem contribuído muito para o desenvolvimento de relações saudáveis na rotina das pessoas. É fundamental que as pessoas saibam se comunicar umas com as outras nos ambientes mais diversos, para que os conflitos e angústias sejam minimizados, além de desenvolver novos repertórios que darão retornos individuais em casa, no trabalho e na vida das pessoas.

O que achou desse artigo? Comente e compartilhe!

Imagem: Pinterest

Autora: Psicóloga Camila Reis (CRP 06/112110)